segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MOSTRA DE VÍDEO É UM SUCESSO







CULTURA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

O despertar de uma consciência crítica e a proposta de uma nova postura em relação ao lixo, foi o objetivo da MOSTRA ESTUDANTIL DE VÍDEO|2010, realizada no último sábado, dia 28 de agosto no Centro de Cultura Basílio Conceição.
O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, contou com expressiva presença de professores, alunos e comunidade. Segundo avaliação dos organizadores,a mostra foi um enorme sucesso,pois apresentou doze trabalhos que foram selecionados em um total de 52 e, que tratam principalmente de questões ambientais.
A questão do lixo foi amplamente focada pelos alunos da escola, ficando expressamente identificado que não basta Arroio Grande ter uma coleta diária do lixo, da colocação de lixeiras nas vias públicas,de uma triagem seletiva do lixo no Aterro Sanitário que é referência na região se a própria população não tiver uma nova postura de consciência de lugar de lixo é nas lixeiras e não nos terrenos baldios,na beira das estradas ou mesmo nos arroios como vemos hoje em dia.
O professor Carlos Alberto Paulista, Diretor do Instituto Aimone, ressaltou a importância do trabalho realizado na sala de aula do professor Ivan e que diante da importância do tema, teve que sair para fora dos muros da escola.
Ao se pronunciar, o Secretário de Cultura Ricardo Freitas disse que este novo espaço de manifestação artística que se abre, através das novas mídias tecnológicas, devem servir para a reflexão,para um novo pensar crítico, além de apontar soluções e,destacou ainda, que cada setor tem que fazer a sua parte.
Presente, o prefeito Jorge Cardozo enalteceu a ação realizada pela escola e pela secretaria, que tanto ajuda o Governo Municipal a solucionar um problema crítico de todos os municípios.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MOSTRA ESTUDANTIL DE VÍDEO



Depois do 4° Aimone em Canto,evento de enorme repercussão e que lançou talentos locais em competição com criações próprias,mais uma vez a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Educação Aimone Soares Carriconde, promove uma atividade que busca a inserção dos jovens na produção cultural ,voltada para temas sociais como a preservação ambiental e outros temas.
A Mostra Estudantil de Vídeo 2010 reúne a seleção da vários trabalhos realizados na própria escola, através das disciplinas de Física, Química e Biologia sob a coordenação do professor Ivan Gonçalves e que busca alertar, refletir, denunciar e apontar soluções sobre a questão do lixo,tão alarmante nos tempos atuais e tão próxima de nós.Vários outros vídeos também serão apresentados na mostra sobre outros temas não menos preocupantes. A mostra procura despertar nos jovens o interesse para a produção de vídeo e cinema e os organizadores já estão planejando um Festival no final do ano, quando a Sala de Cinema do Centro de Cultura Basílio Conceição já estará em funcionamento.Haverá ainda,uma exposição de fotografias no átrio do Centro de Cultura,mostrando a temática do lixo.
A apresentação vai ocorrer no dia 28 de agosto - sábado, às 20 horas no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição e o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UM DOMINGO PERFEITO







Um dia maravilhoso emoldurou a apresentação das bandas musicais durante o Festival de Bandas e Fanfarras de Arroio Grande - 2010. A magia das bandas e um excelente público presente,complementou este evento organizado pela Prefeitura Municipal,através da Secretaria de Cultura,que objetivou principalmente a integração dos jovens músicos.
As delegações das cidades vizinhas de Bagé,Rio Grande,Jaguarão,Pelotas e Rio Grande foram recebidas pelos integrantes da Banda Municipal de Arroio Grande para um almoço de integração no Parque do Acampamento Farroupilha e após iniciaram as apresentações que teve a Banda da 8ª Brigada de Infantaria Mecanizada da cidade de Pelotas fazendo a abertura oficial e dando um verdadeiro show com a execução de várias músicas populares.Na sequência se apresentaram as bandas do Colégio Pelotense,do IEE Aimone Carriconde(Arroio Grande),Escola Joaquim Nabuco(Pelotas),IMBA(Bagé)Corporação Barão de Mauá(Jaguarão),Balbino Marcarenhas(Pelotas),Escola Wanda Rocha(Rio Grande)Banda Independência(Pelotas e encerramento com a Banda Municipal de Arroio Grande,contagiando todos os presentes.Junto ao Festival,também foi realiadaa a Rua do Artesanato,em novo local,desta vez no Largo de Igreja junto a Praça Central, com enorme visitação e uma excelente comercialização.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO "PARALELO 30"




A ARTE DE MÁRIO SCHUSTER NO CENTRO DE CULTURA

A arte do artista plástico Mário Schuster poderá ser visitada a partir do dia 20 de agosto, às 19 horas, no Átrio do Centro de Cultura Basílio Conceição.
A exposição é composta por 17 trabalhos, entre aquarelas e pasteis secos, que mostram a dedicação do artista voltado para os elementos funcionais do gaúcho...entre os apetrechos da lida campeira,destacam-se os trançados e ferros que fazem parte da rotina do homem do pampa.
Mário Schuster á natural de Pelotas, se formou em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas - modalidade Pintura, no ano de 2008 e se destacou no I Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande, quando recebeu dois prêmios.
O artista apresenta sua obra com o seguinte texto:
“As linhas imaginárias que cortam a terra em fatias, em Norte e Sul, calculada através da exatidão da matemática e, que pelo paralelo 30 divide o Sul do resto do Brasil, cria também no imaginário de quem habita este espaço um local chamado querência. Onde a vastidão da paisagem, o homem e seus afazeres , tem características peculiares que se complementam no dia a dia dessas terras.
A dureza do metal , a cuia, o couro , a musica, o cavalo e o cusco que estão retratados nestes trabalhos, mais que simples objetos ou fatos da natureza do cotidiano , representam valores que fazem parte deste povo chamado gaúcho.
A mostra “Paralelo 30”,organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, ficará aberta à visitação até o dia 24 de setembro de 2010.

MOSTRA FOTOGRÁFICA NO ESPAÇOARTE





MOSTRA DE MÁRCIA HORNER NO ESPAÇOARTE DA BIBLIOTECA

Sexta-feira , dia 20 de agosto, às 18 horas, estará acontecendo a abertura da exposição ANDANÇAS de Márcia Horner. A mostra reúne trinta fotografias que abordam os temas que despertam sua paixão pela fotografia e que retratam as pessoas, os animais,os lugares captados pelo seu olhar em suas “andanças” por aí. Veterinária por formação e reconhecimento, Márcia utiliza a fotografia para fazer poesia através das imagens, ou como ela mesma coloca:
“Eu queria ser poeta, ter a minha vida incerta, só falar de amor e poesia. Eu queria mesmo é correr o céu. Eu queria ser um andante ao léu. Mas eu não posso só sonhar, eu tenho pedras para pisar...”
A exposição ANDANÇAS ficará aberta a visitação até 24de setembro de 2010.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RUA DO ARTESANATO



Estará acontecendo domingo,dia 22 de agosto,a já tradicional RUA DO ARTESANATO,desta vez no Largo da Igreja Matriz,juntamente com o Festival de Bandas e Fanfarras.A Rua do Artesanato reúne aproximadamente trinta expositores que apresentam os mais diversos tipos de trabalhos:em lã,couro,madeira,tecido,licores,doces,e uma variada linha...não percam!!!

sábado, 14 de agosto de 2010

FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS


Grande expectativa para o Festival de Bandas e Fanfarras que irá acontecer no próximo domingo, dia 22 de agosto na rua Dr.Monteiro/Praça Maneca Maciel. Várias bandas da região já estão confirmadas.
Confira as bandas que se apresentarão:

Banda da 8ª Brigada de Infantaria Mecanizada - Pelotas
Banda da Escola Maria da Silva Soares - Arroio Grande
Banda Marcial Joaquim Nabuco – Pelotas
Banda Musical do Instituto Aimone Soares Carriconde – Arroio Grande
Banda Musical do Instituto Municipal de Belas Artes - IMBA - Bagé
Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha –Rio Grande
Banda Musical da Escola Balbino Mascarenhas – Pelotas
Corporação Barão de Mauá – Jaguarão
Banda Marcial Independência – Pelotas
Banda Municipal de Arroio Grande

“Reconhecer a importância das bandas, incentivar o resgate e o desejo de presenciar a magia e valorizar a cultura. Estes são alguns dos objetivos do Festival de Bandas e Fanfarras de Arroio Grande”, afirma o Secretário Municipal de Cultura Ricardo Freitas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2° ExpoCANTO vem aí...



Já está confirmado a realização do 2° ExpoCANTO - Festival de Música Gaúcha de Arroio Grande|RS que vai acontecer paralelamente a 72ª Expo-Feira de Arroio Grande nos dias 05,06 e 07 de Novembro de 2010.Em breve a divulgação do regulamento e ficha de inscrição...Aguarde!!!!

TEATRO


A peça teatral "Bebé e o louco de Arroio Grande" foi apresentada na fria noite de domingo-01/agosto,com o auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição praticamente lotado.O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e mostrou a boa forma do conhecido personagem de José Ricardo Almeida, que há mais de trinta anos arranca gargalhadas pela forma extrovertida que interage com o público.