terça-feira, 26 de outubro de 2010

CINECLUBE MARABÁ SERÁ INAUGURADO EM BREVE


        Em breve os arroio-grandenses terão um local para assistir filmes e discutir sobre as obras cinematográficas.

        A Sala de Cinema com capacidade para 60 lugares já está quase pronta para inauguração e deverá receber o nome de CINECLUBE MARABÁ – uma justa homenagem ao velho Cinema Marabá que foi demolido na década de 70 e, desde então a comunidade de Arroio Grande ficou sem a magia e o ambiente do cinema.

        A Secretaria Municipal de Cultura participou em 2009 do edital do Cine Mais Cultura, um programa do Ministério da Cultura que recebe projetos de cidades com até 50 mil habitantes que não tenham cinema e Arroio Grande foi uma das quatro cidades contempladas no estado do Rio Grande do Sul.

        Segundo o Secretário de Cultura do município Ricardo Freitas, o equipamento foi recebido pelo programa, mas a adequação do espaço foi toda por conta da Prefeitura Municipal: “Procuramos adequar o espaço da melhor maneira possível,criando um ambiente verdadeiramente de cinema com poltronas adequadas e confortáveis,com desnível entre os assentos e com iluminação,acesso e conforto que uma sala de cinema requer,tudo isso para que a comunidade se aproprie deste espaço e amplie seu conhecimento e sua produção cultural”

        Com o objetivo de formar um cineclube na cidade, além de incitar o debate sobre as obras, o projeto também tem como proposta a apresentação temática todos os meses.O Cineclube Marabá terá a professora Karla Dufau da Silva como a monitora dos debates e Fábio Duarte da Cunha como técnico responsável pelas projeções.A instalação da sala de cinema trará para a cidade a apresentação de filmes que não são transmitidos pelos canais de TV aberta e, através das discussões, promoverá a possibilidade de construir uma relação entre o cinema e outras áreas, como a da literatura e história.

         A sala de cinema ficará situada no Centro de Cultura Basílio Conceição e terá no mínimo uma sessão regular por semana com a programação mensal previamente divulgada.

         A sétima arte, como é conhecido o cinema, pode ser considerado um verdadeiro meio de reprodução de imagens e lugares, que permitem ao espectador romper barreiras e se transportar a lugares fantásticos

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

7ª FEIRA DO LIVRO DE ARROIO GRANDE

A 7ª Feira do Livro de Arroio Grande será realizada nos dias 12,13 e 14 de novembro, na Rua dr.Monteiro em frente a Praça Maneca Maciel. O evento será realizado em parceria com a Universidade Federal de Rio Grande-FURG,o Instituto João Simões Lopes Neto e o SESC-Pelotas e terá como Patrono o escritor pelotense João Simões Lopes Neto,o maior escritor regionalista do Riol Grande do Sul, autor de Lendas do Sul,Contos Gauchescos,Cancioneiro Guasca e Casos do Romualdo.
Várias outras atrações artísticas como música,dança,teatro,além de oficinas,palestras e lançamento de livros farão parte deste evento.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

INVENTÁRIO PATRIMONIAL E ARQUITETÔNICO


Está em curso, desde setembro de 2010, o Projeto Inventário Patrimonial  Arquitetônico e Artístico do Município de Arroio Grande, que irá realizar o Inventário dos  imóveis urbanos e rurais de valor histórico e arquitetônico, com identificação e registro fotográfico.
"A realização deste serviço se faz necessária para que tenhamos um diagnóstico de nosso patrimônio com a finalidade de preservação através da Lei de Tombamento e encaminhamento aos institutos da esfera estadual e federal: IPHAE e IPHAN",explica o Secretário de Cultura Ricardo Freitas. 
Estão trabalhando no projeto - que tem a previsão de conclusão em seis meses -  o arquiteto e professor da UFPel Jéferson Duarte Salaberry e a professora de educação artística da Secretaria de Cultura Eliana Carvalho Lúcio.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O II SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE ARROIO GRANDE

Estão abertas as inscrições para o II Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo fomentar, incentivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos valores nas artes plásticas e promover o acesso à arte aos arroio-grandenses.
Poderão participar do Salão artistas brasileiros ou estrangeiros, profissionais ou amadores, bem como toda a população de Arroio Grande e região.
As obras deverão ser inéditas, de própria autoria e deverão estar assinadas e datadas.
O tema do Salão é: “Arroio Grande – Meu lugar”. Os trabalhos deverão retratar a cidade, seus lugares, sua paisagem, sua arquitetura, sua gente, seus espaços, ... identificados sempre como integrantes do Município.
Os artistas poderão inscrever até (03) obras em cada categoria: Desenho, Pintura e Escultura e, poderão ser executadas em qualquer técnica e estilo.

“Já conversamos inclusive com ao universidades da região para enviarem seus alunos e retratarem a cidade, tornando o Salão um novo espaço de produção cultural e uma forma de registrar o município e sua multiplicidade” diz o Secretário de Cultura Ricardo Freitas

As inscrições serão gratuitas e devem ocorrer no período de 30 de Setembro a 30 de Novembro de 2010 na Secretaria Municipal de Cultura ou pelo correio, respeitando a data limite. Maiores informações no blog www.salaodeartesplasticas.blogspot.com