segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Banda Municipal

A Secretaria Municipal de Cultura vem dando ênfase à reestruturação da Banda Municipal que retornou às apresentações públicas fazendo o encerramento da Semana da Legalidade 2011. As próximas apresentações acontecerão durante as  festividades da Semana da Pátria. Além dos instrumentos novos a banda estará com um novo visual. O uniforme deste ano traz a assinatura da artista plástica e estilista Clarice Cavalheiro.



Tributo ao Rock Nacional

Bandas de Garagem fazem a festa

A festa no sábado (27/08) foi marcada pela presença no palco de diversas representações da música de Arroio Grande e nem o mau tempo   impediu o público de comparecer ao Tributo ao Rock Nacional, o Festival de Bandas de Garagem promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Foram cinco pocket-shows de bandas conhecidas do público jovem arroio-grandense.
A primeira apresentação foi um acústico que conjugou representantes de três bandas, substituindo a banda Anônima que não pode comparecer. Em sequência apresentaram-se as bandas Rock de Garagem, Toca do Bandido (vencedora do Aimone em Canto 2011), Cão de Guarda e Progressão Parcial. Cada banda executou quatro músicas cover e uma música própria.O públicou participou aplaudindo e cantando junto.
A secretária ressaltou a importância do evento como incentivo à música e divulgação do trabalho de bandas iniciantes da cidade.Para ela o desafio para esses jovens  é criar um estilo próprio distanciando-se cada vez mais do cover, investindo no trabalho autoral.
A entrada para o festival consistia na doação de um quilo de alimento não-perecível. A arrecadação ficou por conta do Lions Club da Arroio Grande e os alimentos foram destinados à Associação Beneficente Nossa Senhora das Graças (Lar dos Velhinhos).
A Secretaria Municipal de Cultura parabeniza as bandas participantes do "Tributo ao Rock Nacional" pelo excelente trabalho apresentado.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programação do CineClube Marabá

                                                           Data:26/08/2011 Horário:20h

Sinopse
Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana da Legalidade

Dentro da programação da Semana da Legalidade, o Cineclube Marabá apresentou o documentário "Legalidade 50 anos", uma produção da RBS TV.  Dirigido por Beto Almeida, com roteiro de Carlos Urbim,  o especial apresenta depoimentos de testemunhas da mais longa crise político-institucional dopós-guerra no Brasil. As sessões aconteceram nos dias 24 (de 9h às 21h) e dia 25 (9h e 10h) com a participação das escolas e da comunidade.
Foi o momento de realizar uma reflexão sobre a "Campanha da Legalidade", que completa 50 anos no dia 27 de agosto, ocasião em que o Rio Grande do Sul se insurgiu contra o gaverno central como forma de garantir a democracia ea Constituição, ou seja, a posse do vice-presidente da República, que estava ameaçada por um golpe de estado.
O Rio Grande do Sul com seu protagonismo, não só garantiu a posse de João Goulart , como manteve a "legalidade", o cumprimento do que diz a Constituição (que no caso de vacância do cargo de presidente, assume o vice-presidente).



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entrevistando a Secretária

A secretária Madelaine Mendes recebeu nesta semana a visita de duas alunas do I.E.E. Aimone Soares Carriconde para uma entrevista.
Manoela Lúcio de Mello e Bianca Diel Correa visitaram a Secretaria de Cultura em busca de informações para a realização de um trabalho escolar. As perguntas versavam sobre as funções da secretaria e suas principais realizações.
A secretária destacou a promoção de eventos ligados a todos os tipos de manifestações artísticas (teatro, dança, música, artes plásticas e outras), a preservação do patrimônio histórico (material e imaterial) e apoio a iniciativas culturais, como algumas das principais funções da Cultura.Segundo Madelaine, dentre as muitas realizações de sua secretaria, merece destaque especial a aquisição da sala de cinema, após um período de mais de trinta anos sem cinema na cidade.
Antes do encerramento da entrevista as meninas visitaram a sala de cinema do Cineclube Marabá e anotaram o endereço do blog da secretaria para que possam acompanhar a programação e as novas postagens.

Edificio Master

Data:19/08/2011 Horário:20h

Sinopse

Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Exposições de Agosto


Em um coquetel oferecido aos artistas e convidados, a Secretaria Municipal de Cultura inaugurou, dia 11 , as exposições do mês de agosto, que estarão abertas à visitação até o dia 12 de setembro.
No EspaçoArte da Biblioteca Pública Municipal o olhar de Denise Neumann Muniz faz uma apanhado de momentos e acontecimentos marcantes, na exposição "Do Berço ao Altar". São registros fotográficos mostrando várias fases da vida de homens, mulheres e crianças. Denise retrata o momento da gravidez, a infância, a adolescência e seus sonhos, o namoro e o casamento (onde o ciclo se fecha e torna a se abrir).
Por sua vez, no Centro de Cultura, as escolas revelam seus talentos escondidos. São telas e desenhos produzidos por artistas das escolas municipais, estaduais e particulares de Arroio Grande.
Segundo a secretária de Cultura: "A Cultura tem o compromisso da democratização da Arte, descobrindo novos talentos ou promovendo aqueles que são reconhecidos como grandes".


 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tributo ao Rock Nacional


 Acontecerá no dia 27 de agosto de 2011 o  1º Festival de Bandas de Garagem de Arroio Grande. Esta que já é uma ideia antiga, realiza-se este ano, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e organização das próprias bandas.
"Tributo ao Rock Nacional" é um festival que tem por objetivo dar visibilidade às bandas locais divulgando o trabalho que vem sendo realizado nos últimos tempos.



O que?        Tributo ao Rock Nacional - Festival de Bandas de Garagem
Quando?      Dia 27 de agosto (20h)
Onde?          Centro de Cultura Basílio Conceição

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível




segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novas Exposições

A Secretaria Municipal de Cultura estará promovendo, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, mais uma mostra fotográfica, no EspaçoArte da Biblioteca Pública Municipal. A exposição de Denise Neuman Muniz traz ao público um olhar sobre  fatos marcantes "Do berço ao Altar".
Enquanto isso, no Centro de Cultura Basílio Conceição, a mostra ficará por conta das escolas. Com o intuito de descobrir novos talentos abre-se um espaço para os artistas iniciantes ou ainda não descobertos fora do universo da sala de aula ou da escola. Com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares, "A Educação Fazendo Arte" poderá ser visitada a partir do dia 12 de agosto.
A abertura de ambas as exposições será no dia 11 de agosto.
 

Fotografia:
"Do Berço ao Altar"
Denise Neuman Muniz
EspaçoArte - Biblioteca Pública Municipal
18 horas


Artes Plásticas
"A Educação Fazendo Arte"
Escolas de Arroio Grande
Centro de Cultura Basílio Conceição
19 horas









Rua do Artesanato




Aconteceu neste domingo (07/08) mais uma Rua do Artesanato, um espaço destinado à comercialização de produtos feitos por artesãos de todo o município. Foram colocados à venda  produtos dos mais variados tipos e utilidades, com ótima qualidade e  preço bastante acessível.
"É muito gratificante compartilhar do sucesso desse projeto com os artesãos", diz a secretária de Cultura.
A Rua do Artesanato acontece no primeiro domingo de cada mês, na Praça Maneca Maciel, e já está se tornando um dos principais atrativos das tardes de domingo em Arroio Grande.







quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programação do CineClube Marabá


Data05/08/2011 Horário: 20h
Sinopse

O filme mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seu país, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com a alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes (Selton Mello), assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex (Luis Miranda), Patrícia (Patricia Armani) e Vivian (Vanessa Giácomo) em busca do sonho de uma vida melhor.