sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seminário contra Drogas da Rádio Difusora


Aconteceu nesta quinta-feira, 28 de junho, no Centro de Cultura Basílio Conceição, o Seminário contra as Drogas, promovido pela Rádio Difusora Fronteira. O evento lotou as dependência s do teatro, contando com a participação de professores, pais, alunos e comunidade em geral.
Foram os palestrantes: Promotora de Justiça (As drogas e a legislação brasileira), o Juiz de Direito ( Tratamento Legal ao Adolescente Infrator), a psicóloga do CAPS Dariane Oleiro (Incidência e Dados Estatísticos dos Usuários de drogas em Arroio Grande), o médico psiquiatra Dr. Gustavo Mechereffe Estanislau (Compreendendo as Drogas nos Dias de Hoje).
Segundo a secretária municipal de Cultura: "A grande mensagem que ficou do seminário foi que nós devemos levar os nossos jovens a se comunicarem com a família, com a escola, com seu grupo, enfim, fazerem uma leitura da vida de forma positiva, permanecendo, assim, afastados da droga."
Mais detalhes no site da Rádio Difusora :  http://www.difusora1580.com.br/site/detalhe-noticia&id=412



segunda-feira, 25 de junho de 2012

6º Aimone em Canto


Aconteceu neste sábado, 23/06, no Centro de Cultura Basílio Conceição, a sexta edição do Festival de Música Estudantil "Aimone em Canto".
O festival, que é promovido pelo Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde.  Concorreram as seguintes músicas:

CATEGORIA ESTUDANTE:

A Bolha - Progressão Parcial

Brisa de Verão - Banda Anônima

Entregue ao Senhor - Jucy de Jesus

Fuck You Society - Progressão Parcial

Meu Mundo - Carlos Eduardo - Grupo Sem Kaô

Não Volta Mais - Lady Jane

Reincidente - João Manoel F. Machado



CATEGORIA LIVRE:

Hey Zor! - Toca do Bandido

Lady Jane - Lady Jane

Medo - Dagson e Isadora

O Inverno no Sul é Assim - Sidney Bretanha

Sempre no Pensamento - Toca do Bandido

Tudo o que eu vejo - Dagson e Isadora

Velha Novidade - Sidney Bretanha


O Festival "Aimone em Canto" conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande.

Projeto Trilha Filarmônica - Música pela Música


O Projeto TRILHA FILARMÔNICA  é desenvolvido pala Sociedade Pelotense Música pela Música, uma associação civil independente, sem fins lucrativos, fundada em 1990 por um grupo de amantes da música: profissionais liberais, professores, alunos e apreciadores, visando praticar, usufruir e difundir a boa música e a arte em todas as suas manifestações. Este projeto é desenvolvido desde fevereiro de 2010. Além de atividades para o aperfeiçoamento técnico musical, executa circuito de concertos gratuitos para grandes espaços, em cidades da região sul do Estado, com o apoio de pessoas físicas e empresas.
Em todos os municípios a condição para realização do concerto é a entrada franca e a parceria da Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Cultura, pois os concertos tem também como princípio a formação de novas platléias com ênfase nos jovens, entre 15 e 19 anos.
Com a visita de representantes da  Sociedade Pelotense Música Pela Música, dia 25 de junho, à Secretaria Municipal de Cultura, foram previstas as prováveis datas para a realização do concerto em Arroio Grande.


"Rua do Artesanato" na 25ª FEJUNAHE


Os artesãos participantes da "Rua do Artesanato" participaram da 25ª FEJUNAHE, no município de Herval.
A variedade e a qualidade dos  produtos foram responsáveis pela boa comercialização dos mesmos na cidade vizinha. A secretária de Cultura, juntamente com sua equipe, acompanhou o trabalho dos artesãos na tarde de domingo.
A Rua do Artesanato acontece todos os primeiros domingos de cada mês, na Praça Maneca Maciel, sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: Eliana Lúcio

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Jogo de Memória


Foi grande o público que compareceu ao teatro do Centro de Cultura Basílio Conceição, nos dias 19 e 20 de junho, para assistir a peça teatral Jogo de Memória.
Alguns registros fotográficos  feitos pela Secretaria Municipal de Cultura mostram a concentração e o encantamento das crianças que presenciaram o espetáculo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Jogo de Memória em Arroio Grande


As regras de Jogo da Memória são simples. Várias cartas estão viradas com a face para baixo e embaralhadas sobre a mesa. O jogador escolhe uma e põe a face dela para cima. Depois, deve escolher outra e fazer o mesmo. Se as faces forem gêmeas, então, ambas são retiradas da mesa e contam um ponto para o jogador dando-lhe o direito de repetir o processo. Se forem as faces diferentes, o jogador ganha a chance de memorizar a posição das duas cartas na mesa e a ordem de virar para baixo as cartas escolhidas passando a vez para o outro jogador que também viu a posição das cartas. Esse jogo dá nome a um dos espetáculos produzidos pelo Teatro Sarcáustico.
Viremos, pois, a primeira carta: o espetáculo teatral.
Dirigido por Daniel Colin, que também assina a dramaturgia e atua na produção, o trabalho reúne um grupo de jovens artistas: Aline Grisa, na assistência de direção; Rodrigo Marquez e Guadalupe Casal na produção; além dos atores Ariane Guerra (Ju), Felipe Vieira de Galisteu (Cabelo), Ricardo Zigomático (Prego), Rossendo Rodrigues (Leleco) e Colin (Buchecha). Isso sem citar demais colaboradores, todos nominados no programa que é entregue antes da apresentação e que ajudam, cada um na sua função, a transformar uma idéia num projeto concreto de teatro.(Fonte: http://teatropoa.blogspot.com.br)

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o SESC, está promovendo a apresentação da peça Jogo de Memória, hoje, 19/06, às 15 horas e amanhã, 20/06, às 10 horas  e às 15 horas, no Centro de Cultura Basílio Conceição.

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Desaparecimento do Sol


No Dia Mundial do meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o SESI (serviço Social da Indústria), promove duas sessões de teatro de bonecos, no Centro de Cultura Basílio Conceição.
Apresentado pelo grupo Fantomania, "O Desaparecimento do Sol" é um espetáculo totalmente desenvolvido com as técnicas do teatro de bonecos que fala sobre ecologia, amizade, saúde e aquecimento global.


Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Donga          Edição: Eliana Lúcio

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cine Marabá

       
                                                       ENTRADA GRATUITA

Data:10/06/2012
Horário:19:30min
Local:Centro de Cultura
Censura 11 Anos
O Preço da Paz









O Preço da Paz: Sinopse e detalhes

A Revolução Federalista coloca em evidência a garra e a determinação dos heróicos gaúchos que ficaram conhecidos ao longo do tempo como "Maragatos". Um golpe do Presidente Floriano fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar a mesa de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, inconformados, os idealistas revolucionários Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, depuser o Presidente.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Artesanato de Arroio Grande recebe prêmio SEBRAE Top 100


 Os artesãos participantes do projeto Bichos do Mar de Dentro/ Núcleo Arroio Grande, terão seus trabalhos incluídos na terceira edição do catálogo do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, pois este trabalho foi um dos vencedores dessa edição do prêmio.
Diferente da maioria dos concursos e premiações, o Prêmio TOP 100 de Artesanato não visa premiar apenas o talento dos artesãos. Seu objetivo é identificar e premiar as melhores práticas existentes em todos os momentos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.
As oportunidades de divulgação do trabalho dos artesãos não param por aí. Além da inclusão de seus produtos no catálogo, os artesãos também participarão das ações de promoção comercial que acontecerão logo em seguida à entrega do prêmio.
 Ao receber o certificado do prêmio, o artesão terá a autorização de uso do selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato” para utilizar em todos os seus produtos comercializados durante três anos.
Os artesãos premiados também são participantes da Rua do Artesanato, atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Arroio-grandense dos Artesãos.
A secretária se manifesta dizendo do orgulho de ter em Arroio Grande um artesanato reconhecido nacionalmente e parabeniza as artesãs premiadas.