terça-feira, 11 de setembro de 2012

Em cena

 Foto: Betânia Dutra

“Pimenta do Reino em Pó” é o novo espetáculo teatral promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o SESC/Pelotas, nos dias 25 e 26 de setembro.
A peça, que será apresentada no teatro do Centro de Cultura Basílio Conceição, é uma ótima opção para quem quer levar seus filhos, seus amigos, as crianças para um bom e qualificado divertimento.
Segundo o site Crítica Teatral, " “Pimenta do Reino em Pó”, além de ser teatro infantil é teatro para crianças. E elas ficam com medo da Bruxa com muitos narizes, elas têm pavor da grande aranha e torcem para que as três crianças-personagens, seus representantes narrativos, consigam achar o avô que se perdeu. E quem tem uma criança dentro de si sorri ao reparar que está sentindo o mesmo."
A história
 A polícia é chamada porque o avô sumiu. A avó está apavorada e tenta disfarçar para que seus três netos (dois irmãos e um primo) não saibam o que está acontecendo. Mas eles sabem, afinal, criança não é boba. No misterioso porão, onde nunca se pode entrar, há um buraco sob o tapete. O avô deve ter caído lá dentro e indo parar no mundo subterrâneo. Corajosos, eles vão resgatá-lo após encontrar um velho livro que pertenceu ao avô do avô.

O espetáculo está sendo oferecido aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que podem fazer seu agendamento através do telefone 32623055 ou na própria Secretaria Municipal de Cultura.

Agora é Legião!


Depois do Rock Nacional e  de Raul Seixas, agora é a vez de ouvir Legião Urbana nas vozes das bandas de Arroio Grande. 
O evento criado pela Secretaria Municipal de Cultura caiu no agrado das bandas locais e, principalmente, do público. Mais uma vez o Centro de Cultura vai receber o público de todas as idades que lota as dependências do teatro, agora para um tributo à banda  Legião Urbana.
Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília,  ativa entre 1082 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 1996.  A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.



Artesanato Top 100


Artesanato Bichos do Mar de Dentro foi buscar seu certificado no Rio de Janeiro que o identifica como uma das unidades produtivas de artesanato mais qualificadas e competitivas do país .
Parabéns a todos!


sábado, 8 de setembro de 2012

Semana da Pátria 2012


A Banda municipal abrilhantou as festividades da Semana da Pátria 2012, desde a abertura até o seu fechamento. Acompanhados de perto pela secretária de Cultura, a banda que ilustrou a matéria sobre o festival de Bandas de Alegrete, no jornal Correio do Povo, fez sucesso em todas as suas apresentações.


Navegar com o Olhar pelo Acervo Fotográfico Municipal

O mês de setembro iniciou com novas exposições promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.
No EspaçoArte da Biblioteca Municipal inaugurou dia 5 de setembro a mostra fotográfica "Navegar é Preciso", do Dr. Joaquim Lamas. Conhecido pela comunidade por sua atuação como médico, ele revela em suas fotos a personalidade aventureira e o olhar observador que vai além do simples registro da imagem. A abertura da exposição foi de intensa interatividade entre fotógrafo e público presente  que mostrou-se ávido por conhecer a localização de cada lugar clicado.
Já no Centro de Cultura Basílio Conceição, foi apresentada uma mostra  do acervo fotográfico da Secretaria Municipal de Cultura. Este acervo foi formado a partir das exposições  realizadas no EspaçoArte e continua crescendo. Fotógrafos locais, pelotenses e alguns nomes internacionais mostram seu trabalho até o início de outubro. O coquetel de abertura da exposição contou com a presença de vários segmentos da intelectualidade arroio-grandense, escritores, historiadores, professores, fotógrafos e artistas plásticos prestigiaram o evento.
Ambas as exposições emcontram-se abertas à visitação do público até o dia 6 de outubro.




Grifando a Cultura


A Secretaria Municipal de Cultura participou das atividades desenvolvidas no Ponto de Cultura Axé Raízes, no dia 1º de setembro. A Rua do Artesanato expôs a produção dos artesãos que comercializaram seus produtos.
Dentre as atividades do dia destacaram-se o batizado de capoeira e a posse da diretoria da Associação Religiosa Afro-umbandista de Arroio Grande. Segundo a secretária Madelaine Mendes a Associação foi o primeiro resultado concreto do Ponto de Cultura Axé Raízes.
Durante a tarde também foram desenvolvidas oficinas de grafitagem e charge.