quarta-feira, 30 de junho de 2010

17º FÓRUM DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DO RS


Durante o 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS,que ocorreu nos dias 29 e 30 de junho,no Salão Itapema do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael,paralelo ao 30º Congresso de Municípios da FAMURS(Federação dos Municípios do RS - entidade que congrega 496 munícipios gaúchos),aconteceu a solenidade de distinção e premiação das ações culturais realizados no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2009 e com recursos das Prefeituras Municipais, nos sete segmentos: cultura popular, literatura, música, patrimônio e memória, artes plásticas,artes cênicas e cinema, vídeo e fotografia,com 03 indicações em cada categoria.
O I Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande – evento que promove o surgimento de novos artistas e busca a retratação do município através das artes plásticas - foi um dos 03 indicados na categoria artes plásticas e concorreu com os municípios de Novo Hamburgo e Três Coroas ao primeiro lugar.
“O fato de Arroio Grande ter um projeto indicado com um dos três melhores do estado é extremamente positivo para uma Secretaria de Cultura que completa apenas um ano de existência e, mostra que estamos no caminho certo,pois a tônica deste fórum foi exatamente a de que é necessário que os municípios criem suas secretárias de cultura para dar uma ênfase maior às ações culturais no município.” comenta o Secretário Municipal de Cultura Ricardo Freitas.
Confira os premiados do prêmio Cultura Codic/Famurs – 2010:
Patrimônio e Memória: A Casa do Museu – Abrindo as janelas do tempo – Arroio do Meio
Música: Orquestra de Câmara Getúlio Vargas – Camaquã
Cinema,Vídeo e Fotografia: A cultura das plantas medicinais em fotos – Três Coroas
Artes Cênicas: Núcleo de Dança Justino Martins – Cruz Alta
Cultura popular e Étnica: Toca do Coelho – Tapera
Artes Plásticas: Convocatória de Arte Postal – Novo Hamburgo
Literatura:Incentivadores de leitura - Santo Antônio da Patrulha

quinta-feira, 24 de junho de 2010

REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA


Está em pleno desenvolvimento o Projeto de Revitalização da Biblioteca Pública Municipal - uma parceria entre a Universidade Federal de Rio Grande-FURG e Prefeitura Municipal,através da Secretaria Municipal de Cultura.
As estagiárias Clarice Fonseca da Silva e Maria Inês Piva Penteado,do último semestre do curso de Biblioteconomia da FURG,juntamente com os servidores da Biblioteca já começaram a organizar a casa,classificando os livros,criando e melhor adequando os espaços,catalogando novos livros,enfim,melhorando para melhor atender a comunidade.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

4º Aimone em Canto é um sucesso





O auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição lotou suas dependências no sábado à noite para assistir a apresentação das 12 músicas finalistas do 4º Aimone em Canto - Festival da Música Estudantil de Arroio Grande, promovida pelo Instituto Estadual de Educação “Aimone Soares Carriconde” e pela Secretaria Municipal de Cultura.
O Festival caracterizou-se por ser aberto a todos os gêneros musicais, e teve como jurados o produtor musical Jelson Domingues, o cantor Sandro Campello e o compositor Jilnei Rodrigues e apresentou a seguinte classificação:
1º lugar – Em meus sonhos - Banda Cão de Guarda - rock
2º lugar – No cantar da Solidão – Gregory Santos e grupo – Nativista
3º lugar – Um dia ele quis fugir – Marcelo Fróz – rock
Melhor intérprete – Gregory Santos
Música mais popular – No cantar da Solidão
O Diretor da Escola Carlos Alberto Paulista e o Secretário Municipal de Cultura Ricardo Freitas, entusiasmados,garantiram a edição de 2011 e a inclusão do festival no calendário cultural da cidade.

sábado, 19 de junho de 2010

4º AIMONE EM CANTO



É HOJE, ÀS 20 HORAS, NO CENTRO DE CULTURA BASÍLIO CONCEIÇÃO

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS MÚSICAS

1º - O QUE VOCÊ TEM ?
Grupo Levada Loka
Letra: Maxuel
Gênero musical: Pagode/suingue
2º - SARA
Banda Six
Letra: Alcelmo Galarraga e Albeneir Caetano
Gênero musical: pop rock
3º - EM MEUS SONHOS
Cão de Guarda
Letra: Cão de Guarda
Gênero musical: rock
4º - TE PROCURO
Alcelmo Galarraga
Letra:Alcelmo Galarraga
Gênero musical: rock
5ª – ÚLTIMA NOITE DA CIDADE
Cão de Guarda
Letra: Cão de Guarda
Gênero musical: rock
6º - SIMPLES ASSIM
Alcelmo Galarraga
Letra:Alcelmo Galarraga
Gênero musical: pop rock
7º - TE ESPERO
Cão de Guarda
Letra: Cão de Guarda
Gênero musical: rock
8º - A ESCOLHA
Matheus da Cunha Fernandes,Reginara Ferreira e Thiago Cáceres Borges
Letra:Matheus da Cunha Fernandes e Diego Domingues Araújo
Gênero musical: pop rock
9º - UM DIA ELE QUIS FUGIR
Marcelo Fróz
Letra: Marcelo Fróz,Murilo “Pancho” Alves e Anderson Marques
Gênero musical: rock
10º - TE AMO
Émerson Reis
Letra: Emerson reis e Fernando Batista
Gênero musical: Gospel
11º - NO CANTAR DA SOLIDÃO
Gregory Santos,Gustavo Prestes,Alisson Vaz,Nilo Souza e Rafael Cardozo
Letra: Gregory Santos,Gustavo Prestes e Alexandre Aquino
Gênero musical: Nativista
14º - PRÁ TE VER SOFRER
Marcelo Fróz
Letra: Marcelo Fróz,Murilo “Pancho” Alves e Anderson Marques
Gênero musical: rock

quinta-feira, 17 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO "DESAFIOS" DE CLARICE CAVALHEIRO


No Centro de Cultura Basílio Conceição, dia 11 de junho,às 19 horas,aconteceu a abertura da exposição DESAFIOS da artista plástica Clarice Cavalheiro.
Esta é a primeira exposição de artista que sempre teve seu talento voltado para a área da moda e também para o carnaval.
Composta por 23 obras, entre desenhos de naturezas-mortas e mulheres continentais em acrílicas sobre tela, a exposição mostra todo o talento de Clarice através de peças elaboradas entre 2006 a 2010.
Após agradecer o convite e o estímulo da Secretaria de Cultura,a artista disse que não irá mais parar de produzir e, que é isto que lhe ajuda a superar os “desafios” do dia-a-dia.
A exposição fica aberta à visitação diariamente, de segunda a sexta,no átrio do Centro de Cultura Basílio Conceição até o dia 09 de julho de 2010.

MOSTRA FOTOGRÁFICA "VISÕES"


Aconteceu no EspaçoArte da Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande,dia 11 de junho às 18 horas,a abertura da mostra fotográfica VISÕES de Eliana Lúcio,com a presença do Secretário de Cultura Ricardo Freitas ,do Prefeito Municipal Jorge Luiz Cardozo e de vários pessoas,entre convidados,amigos e apreciadores da fotografia..
Na abertura,o prefeito ressaltou a importância de espaços culturais para que os nossos artistas possam mostrar o seu talento e elogiou o trabalhos da fotógrafa que realiza sua primeira exposição.
A expositora , por sua vez,agradeceu a oportunidade à Secretaria Municipal de Cultura e disse que o “espaçoarte” é extremamente importante para àqueles que gostam da arte e da fotografia.
A mostra fica aberta à visitação até 09 de julho de 2010.

terça-feira, 8 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE CULTURA




TODA A ARTE DE CLARICE CAVALHEIRO

A artista plástica e artesã Clarice Cavalheiro expõe toda a sua criatividade e técnica na mostra DESAFIOS, que tem sua abertura marcada para esta sexta-feira, às 19 horas, no centro de Cultura Basílio Conceição.
A artista formada pela Faculdade de Graduação em Pintura da Universidade Federal de Pelotas em 1982 e, que participou do I Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande em dezembro de 2009, reuniu uma série de novos trabalhos realizados especialmente para esta que é sua primeira exposição individual.
A exposição organizada pela Secretaria Municipal de Cultura ficará no Centro de Cultura até o dia 09 de julho de 2010.

ESPAÇOARTE DA BIBLIOTECA PÚBLICA



O SENSÍVEL OLHAR DE ELIANA LÚCIO

VISÕES é o nome da mostra de fotografias de Eliana Lúcio,que será inaugurada no Espaço Arte da Biblioteca Pública Municipal, nesta sexta-feira, dia 11 de junho, às 18 horas.
Eliana Lúcio tem formação de Licenciatura em Educação Artística pela UFPel, e é com a visão de artista e por sua paixão pelos animais, que registra através de sua lente sensível as paisagens,os animais,as pessoas e os detalhes,verdadeiros cenários culturais,oriundos de suas incursões ao interior do município e ao de sua própria criatividade.
A exposição VISÕES ficará aberta a visitação até o dia 09 de julho de 2010 no Espaço Arte da Biblioteca Pública de Arroio Grande – Rua Dr.Monteiro,s/n

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VEM AÍ O 4º AIMONE EM CANTO...


Atenção talentos da música estudantil,estão abertas as inscrições para o 4º Aimone em Canto - Festival Estudantil de Música organizado pelo Instituto Estadual de Educação "Aimone Soares Carriconde",juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho de 2010 na Escola.Poderão se inscrever estudantes de todos os níveis escolares(ensino fundamental,médio e superior),podendo um integrante a se apresentar, não estar estudando.

Inscreva sua música Já!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL



Um público variado de aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes de ensino médio, universitários, professores e comunidade local de Santa Isabel assistiu com muita atenção o Seminário de Preservação 2010 – “Um Patrimônio Cultural às Margens da Lagoa Mirim”, que aconteceu no último dia 29 de maio de 2010 – sábado, na vila de Santa Isabel, Distrito de Arroio Grande.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de todas as outras secretarias ,buscou reunir as instituições universitárias da região,os institutos de preservação patrimonial, historiadores, pesquisadores e entidades não governamentais,para juntos buscarem um encaminhamento para o início de um processo de preservação patrimonial da referida Vila, que tem uma riqueza cultural muito grande em sua história e em suas edificações.

Tendo como apresentações culturais a Banda Municipal e o Grupo Afro-Brasil, que encantaram o público presente, o seminário iniciou pela manhã com o tema: PRESERVANDO UMA HISTÓRIA NO SUL DO BRASIL, tendo como mediador o professor Roberto Heiden da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e painelistas o historiador Cledenir Mendonça – Contando a História, o Arquiteto Jéferson Salaberry -Patrimônio e Documentação Histórica,o Arquiteto e Urbanista do Instituto Histórico e Artístico do Estado do RS – IPHAE, Roberto Sawitsky abordando o tema Preservação Patrimonial no RS e o Professor Cláudio Renato Moraes da FURG,com o tema Relato de Experiências em São José do Norte.

À tarde, após um delicioso almoço com outro patrimônio cultural da localidade – a moqueca de Santa Isabel – o seminário teve prosseguimento com a seguinte programação: tema PRESERVANDO A PATRIMÕNIO CULTURAL e com a mediação da professora Maria de Fátima Bento Ribeiro da Unipampa com a participação do professor Dr.José da Costa Fróes – A importância do sistema flúvio-lagunar Patos-Mirim na ocupação e povoamento lusitano no Estado do RS;Carlos Maria Prigioni –ROU – A história da navegação na Lagoa Mirim;Hidrovia do Mercosul com o Engº José Luiz Fay de Azambuja-DNIT; Rebio Mato Grande Jéferson Bugoni e Luciano Soares – SEMA/UFPel/GEAN e encerrando com a Escola de Santa Isabel – Integrando Ações.

“O evento culminou com a elaboração de um documento extremamente significante e bastante substancial para o início de um processo de preservação patrimonial de Santa Isabel, que pode inclusive ser elemento fundamental para incluí-la no rol de cidades históricas” diz Ricardo Freitas, Secretário Municipal de Cultura de Arroio Grande.

“...Estes trabalhos devem ser aproveitados como ponto de partida para um esforço conjunto, de fato coletivo, em prol da defesa e da preservação do patrimônio cultural de Santa Isabel. Este esforço deve obrigatoriamente contar com o empenho e o trabalho das autoridades políticas e da população local, contando com o apoio e a parceria de instituições públicas e privadas e com o auxílio de profissionais capacitados. Este trabalho deve urgentemente ser realizado pois, documentação, patrimonialização e afetividade pelo patrimônio são apenas o primeiro passo de um processo de preservação patrimonial; processo este, que deve ser pensado não de forma desconectada da realidade da comunidade local ,porém, também , na medida do possível, deve contemplar questões ligadas à sustentabilidade, à preservação ambiental e à dimensão econômica e os processos produtivos...” diz um trecho do documento final.