terça-feira, 1 de junho de 2010

PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL



Um público variado de aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes de ensino médio, universitários, professores e comunidade local de Santa Isabel assistiu com muita atenção o Seminário de Preservação 2010 – “Um Patrimônio Cultural às Margens da Lagoa Mirim”, que aconteceu no último dia 29 de maio de 2010 – sábado, na vila de Santa Isabel, Distrito de Arroio Grande.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de todas as outras secretarias ,buscou reunir as instituições universitárias da região,os institutos de preservação patrimonial, historiadores, pesquisadores e entidades não governamentais,para juntos buscarem um encaminhamento para o início de um processo de preservação patrimonial da referida Vila, que tem uma riqueza cultural muito grande em sua história e em suas edificações.

Tendo como apresentações culturais a Banda Municipal e o Grupo Afro-Brasil, que encantaram o público presente, o seminário iniciou pela manhã com o tema: PRESERVANDO UMA HISTÓRIA NO SUL DO BRASIL, tendo como mediador o professor Roberto Heiden da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e painelistas o historiador Cledenir Mendonça – Contando a História, o Arquiteto Jéferson Salaberry -Patrimônio e Documentação Histórica,o Arquiteto e Urbanista do Instituto Histórico e Artístico do Estado do RS – IPHAE, Roberto Sawitsky abordando o tema Preservação Patrimonial no RS e o Professor Cláudio Renato Moraes da FURG,com o tema Relato de Experiências em São José do Norte.

À tarde, após um delicioso almoço com outro patrimônio cultural da localidade – a moqueca de Santa Isabel – o seminário teve prosseguimento com a seguinte programação: tema PRESERVANDO A PATRIMÕNIO CULTURAL e com a mediação da professora Maria de Fátima Bento Ribeiro da Unipampa com a participação do professor Dr.José da Costa Fróes – A importância do sistema flúvio-lagunar Patos-Mirim na ocupação e povoamento lusitano no Estado do RS;Carlos Maria Prigioni –ROU – A história da navegação na Lagoa Mirim;Hidrovia do Mercosul com o Engº José Luiz Fay de Azambuja-DNIT; Rebio Mato Grande Jéferson Bugoni e Luciano Soares – SEMA/UFPel/GEAN e encerrando com a Escola de Santa Isabel – Integrando Ações.

“O evento culminou com a elaboração de um documento extremamente significante e bastante substancial para o início de um processo de preservação patrimonial de Santa Isabel, que pode inclusive ser elemento fundamental para incluí-la no rol de cidades históricas” diz Ricardo Freitas, Secretário Municipal de Cultura de Arroio Grande.

“...Estes trabalhos devem ser aproveitados como ponto de partida para um esforço conjunto, de fato coletivo, em prol da defesa e da preservação do patrimônio cultural de Santa Isabel. Este esforço deve obrigatoriamente contar com o empenho e o trabalho das autoridades políticas e da população local, contando com o apoio e a parceria de instituições públicas e privadas e com o auxílio de profissionais capacitados. Este trabalho deve urgentemente ser realizado pois, documentação, patrimonialização e afetividade pelo patrimônio são apenas o primeiro passo de um processo de preservação patrimonial; processo este, que deve ser pensado não de forma desconectada da realidade da comunidade local ,porém, também , na medida do possível, deve contemplar questões ligadas à sustentabilidade, à preservação ambiental e à dimensão econômica e os processos produtivos...” diz um trecho do documento final.

Um comentário:

  1. Merece um destaque especial o trabalho que o Donga vem fazendo frente à Secretaria de Cultura. Parabéns ao prefeito que escolheu a sensibilidade e o conhecimento do artista para desenvolver o trabalho desta secretaria.

    ResponderExcluir