terça-feira, 3 de maio de 2011

Secretaria de Cultura e Ponto de Cultura Axé Raízes em Santa Maria

O auditório do Colégio Marista Santa Maria foi palco da abertura da III Conferência Cultura para o Rio Grande na noite de sexta-feira (29 de abril). A iniciativa visa apresentar, às entidades culturais do município e região, políticas públicas para a cultura. A atividade, promovida pela Secretaria Estadual da Cultura, contou com a participação de autoridades locais, estaduais e nacionais, além de lideranças santa-marienses.

Arroio Grande fez-se representar pela Secretária de Cultura, Madelaine A. Mendes, e pela coordenadora do Ponto de Cultura Axé Raízes, Letícia Ferraz.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Estadual da Cultura, Walter Galvani, ressaltou o bom momento cultural que o Rio Grande do Sul se encontra. O presidente do Codic/Famurs, José Carlos Martins, também refletiu acerca das políticas públicas para a cultura.

Já o secretário Nacional de Articulação Institucional, João Roberto Costa do Nascimento, falou sobre a criação da Agenda 21 da Cultura, do Programa Pró-Cultura e de duas PEC’s para a área.


Para dar início aos trabalhos, duas apresentações de dança, em homenagem ao Dia da Dança, garantiram a alegria do público que lotou o auditório. Após, o secretário Nacional de Articulação Institucional, João Roberto Costa do Nascimento, ministrou a palestra ‘Política Cultural no Brasil’. Em seguida, uma mesa temática entre o secretário Estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, e o seu adjunto, Jéferson Assumção, abordou questões culturais do Estado. Por fim, os palestrantes realizaram um diálogo com a Plenária.

Participaram da abertura do encontro, além de secretários, vereadores municipais e lideranças culturais, os deputados Jorge Pozzobom e Paulo Pimenta e a primeira-dama do Estado, Sandra Genro.

As atividades tiveram continuidade no sábado com mesas redondas, palestras e atividades em grupos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário