segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seminário de Preservação - 2011




Arroio Grande realizou neste fim de semana o 2º Seminário de Preservação – 2011, para debater sobre patrimônio (cultural, material, imaterial, conservação e restauro).
O primeiro Seminário foi realizado em maio de 2010, na Vila de Santa Isabel, quando deu-se início à campanha “Quero a Vila de Santa Isabel Preservada” e, como ação concreta, o início do Inventário do Patrimônio Edificado da Vila de Santa Isabel e da cidade de Arroio Grande.
Com o segundo Seminário avançamos no diálogo, desta vez com a comunidade de Arroio Grande sobre o patrimônio arquitetônico que tem interesse estético ou histórico.
A secretária municipal de Cultura manifestou sua satisfação por perceber o avanço na questão patrimonial cultural, “principalmente por atender de forma mais concreta o encaminhamento ao IPHAE e IPHAN do processo que possibilita a declaração da Vila de Santa Isabel como patrimônio histórico-cultural e o início de um novo processo que visa obter esta mesma declaração ao conjunto do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade”. Segundo a secretária estão incluídos neste processo de conservação e preservação alguns símbolos como o Farol da Ponta Alegre, a Ponte Mauá, o Forte São Gonçalo e ranchos de barro encontrados na área rural.
“Arroio Grande tem que descobrir a sua vocação como patrimônio cultural no sul do sul” – conclui Madelaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário