quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Baobás" na Feira do Livro


No dia 11 de novembro acontece, às 19h30, na Bibliotheca Pública Pelotense, a apresentação do livro Os Baobás do Fim do Mundo, de autoria de Marília Floôr Kosby e ilustrações do artista plástico Zé Darci.

 Marília
Antropóloga por formação e ofício, no ano 2007 graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição na qual, em 2009, concluiu o mestrado em Ciências Sociais. O Mestrado foi feito em paralelo com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nessa trajetória a autora dedica-se principalmente ao estudo etnográfico da presença africana e afrodescendente em diferentes experiências existenciais no Rio Grande do Sul. Atuou como professora colaboradora da disciplina Viagem e Alteridade - Antropologia das Religiões Afro-brasileiras, ao lado do professor Edgar Barbosa Neto, no Curso de Bacharelado em Turismo (UFPel).

Zé Darci
O funcionário público José Darci Barros Gonçalves, cujo nome artístico é Zé Darci, iniciou sua trajetória após um curso feito no SENAC, em 1999. A partir daí vem chamando a atenção do mundo com seu trabalho.
Das primeiras mostras no interior do Rio Grande do Sul até participações em exposições coletivas no exterior (Chile, Alemanha, República Tcheca), seu curriculum possui inúmeras atividades culturais e sociais, bem como diversas premiações em salões de arte.
Algumas de suas obras, que ilustram contos quilombolas, fazem parte do projeto "Cultura, Terra e Resistência" (MEC/UFPel), cujo objetivo é a construção de material didático para o Ensino Fundamental (projeto desenvolvido nos quilombos de Canguçu e Piratini).
Suas telas com detalhes primorosos e cores intensas caracterizam-se pela temática negra.

Os arroigrandenses Marília Kosby e Zé Darci estarão fazendo sessão de autógrafos na Feira do Livro de Arroio Grande.


CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO DO LIVRO


11.11 – Bibliotheca Pública de Pelotas/RS.

14.11 – Evento da Semana da Consciência Negra em São José do Norte/RS.

15.11 – Comemorações dos103 anos da Umbanda no Brasil, em Rio Grande/RS.
             Feira do Livro de Pelotas, às 18h.

16.11 – Semana da Consciência Negra de Piratini/RS.

18.11 – Semana da Consciência Negra de Arroio Grande/RS.

20.11 – Primeira Marcha de Umbandistas e Africanistas de Pelotas/Zona Sul - Realização da Liga Estadual de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros.

22.11 – Seminário Internacional da Semana da Consciência Negra UNIPAMPA/Jaguarão/RS.

25.11 – Feira do Livro de Arroio Grande/RS.

26 à 29/11 – Encontro de Pontos de Cultura no Pontão Geribanda – FURG - Rio Grande/RS.

04/12 – Feira do Livro de Jaguarão/RS.


Para ler Marília:
http://asangadaspatavinas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário