quarta-feira, 7 de julho de 2010

SEMINÁRIO REGIONAL


A Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande,estará organizando juntamente com a FURG - no próximo dia 15 de julho, às 13h e 30min, no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição - um Seminário Regional onde será apresentado o Edital sobre Pontos de Cultura. Na ocasião serão esclarecidas às entidades interessadas em participar do edital, todas as dúvidas quanto à redação dos projetos.
FURG Seleciona Projetos para criação de Pontos de Cultura através de editais públicos
A FURG, de acordo com os recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento de atividades culturais dos Pontos de Cultura, desde que as instituições selecionadas atendam a todas as exigências e que o projeto seja aprovado em todas as etapas, nos termos do Edital que regulamenta a seleção de propostas para compor a Rede de Pontos de Cultura da FURG.
O QUE É UM PONTO DE CULTURA?
Compreende-se que os pontos de cultura são elos entre a sociedade e o Estado, que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.
O ponto de cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades das regiões Sul e Centro Sul do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Cultura Populares, Grupos Ético-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões artísticas, e/ou Ações Transversais.
QUEM PODE APRESENTAR PROJETOS
Entidades da sociedade, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, que explorem diferentes meios e linguagens artísticas e lúdicas, e que contribuam para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.
A entidade candidata tem que estar criada e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos 2 (dois) anos nas regiões Sul e Centro Sul do Estado do Rio Grande do Sul, tendo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, de no mínimo 1 (um) ano.
As proponentes deverão apresentar contrapartida financeira ou em serviços mensuráveis de no mínimo 20% do valor total do convênio.
Cada instituição poderá inscrever mais de um projeto, mas apenas um poderá ser selecionado.
INSCRIÇÕES
O período da inscrição é de 25 de junho a 08 de agosto de 2010.
A instituição que desejar participar da seleção, na forma do Edital, deve enviar proposta à FURG, composta pelos documentos relacionados, devidamente preenchidos e assinados pelo(s) seu(s) representante(s) legal(is).
Os modelos dos formulários com as instruções de preenchimento encontram-se anexos e também disponíveis no site www.furg.br.
Os municípios com até 100 mil habitantes só poderão ser contemplados com um Ponto de Cultura exceto quando houver remanejamento de vagas pela não classificação de projetos em outras áreas.
Os municípios com mais de 100 mil habitantes poderão ter mais de um ponto de cultura, observado o seguinte critério: a cada grupo com até 100 mil habitantes, 1 ponto de cultura. Tal limite poderá ser extrapolado, quando houver remanejamento de vagas pela não classificação de projetos em outras áreas.
Informações adicionais poderão ser obtidas através dos telefones (53) 3233-6984 / 3233-6931, dos sites www.furg.br e www.proexc.furg.br ou pelo correio eletrônico pontosdecultura@furg.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário