segunda-feira, 19 de julho de 2010

VII FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE BAGÉ


A Banda Municipal de Arroio Grande fez bonito no VII Festival de Bandas e Fanfarras de Bagé,realizado no últmo domingo - dia 18/07/2010 - onde se apresentou ao lado de outras bandas de região da campanha e da zona sul.
Em função da chuva,as apresentações foram realizadas no Ginásio de Esportes do Colégio São Pedro com grande público presente.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SEMINÁRIO PONTOS DE CULTURA DA FURG






Vários representantes das entidades da sociedade civil organizada, com histórico de atividades culturais, das cidades de Arroio Grande, Jaguarão, Herval e Pinheiro Machado participaram do Seminário Micro Regional sobre o Edital de Pontos de Cultura da FURG, realizado ontem, dia 15 de julho, no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição.
O evento que contou com a presença do prefeito Jorge Luiz Cardozo,da vice-prefeita Mariela Horner Ferreira,do Secretário de Turismo Afrânio Ávila,da Secretária de Educação Claudete Ferreira,da Secretária de Administração Flávia Corrêa, além do Secretário de Cultura Ricardo Freitas, que de forma articulada com a FURG, possibilitou a organização do mesmo.Também compareceram os secretários de Turismo e Cultura das cidades de Jaguarão e Herval,Carlos José Azevedo e Janise Fagundes,respectivamente.
Miguel Isoldi,o coordenador do Pontão de Cultura Geribanda da FURG, juntamente com a equipe formada por Law Tissot, Goreti Butierrez e Vanessa Lemos apresentaram o edital e também realizaram uma oficina de redação dos projetos e esclareceram as dúvidas aos presentes.
Serão contemplados 16 pontos de cultura nas regiões sul e centro-sul com subsídios na ordem de R$185.000,00 para cada um em dois anos e os projetos poderão ser encaminhados à FURG até o dia 08 de agosto de 2010.
Maiores informações no site da FURG - www.furg.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

MENINA FANTÁSTICA EM SANTA ISABEL








Aproximadamente vinte meninas de Arroio Grande se dirigiram à Vila de Santa Isabel para, juntas com as meninas da própria Vila, fazer a inscrição para o Concurso Menina Fantástica diretamente no ônibus do evento que esteve estacionado em frente a Escola Estadual de Santa Isabel, na fria manhã de 13 de julho – terça-feira.
Na ocasião, as meninas tiveram a oportunidade de conversar com a gaúcha Rafaela Gewehr, Menina Fantástica 2009 que estava acompanhando a caravana juntamente com a mineira Nayane Teixeira, 4ª classificada no concurso.
A garota de Candelária, cidade do interior gaúcho, não é mais a mesma. Desde que foi eleita Menina Fantástica, em dezembro do ano passado, a rotina de Rafaela Gewehr mudou bastante. A vencedora do concurso realizou o sonho de ingressar no mundo da moda e, desde então, vem emprestando sua beleza a catálogos, editoriais de moda, desfiles e campanhas publicitárias. “Foi tudo o que eu sempre quis e sempre sonhei. Sou uma pessoa realizada depois do ‘Menina’”, comenta a jovem de 17 anos.
Esteve presente o Secretário Municipal de Cultura Ricardo Freitas da Silva, acompanhado da Professora Madelaine Mendes e Cristopher Santos, dos profissionais Flávio Jouglard e Jecé Moreno da Rádio Difusora AM e da Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal Tatiana Nunes.
Também acompanhavam as modelos o booker da agência Mega da São Paulo Murilo Andrade e o representante da agência em Pelotas, Sérgio Piñero , que se mostraram muito satisfeitos com a beleza das meninas e com a receptividade local,referindo-se evidentemente á calorosa recepção por parte da Escola e pelo strogonoff de bochecha de traíra servido durante o almoço e preparado pelas mulheres da Coopesi.
No dia 24 de julho, em Porto Alegre ,vai ocorrer a escolha das cinco representantes do Rio Grande do Sul para a grande final.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ÔNIBUS DO MENINA FANTÁSTICA ESTACIONA EM SANTA ISABEL


No próximo dia 13 de julho - terça-feira - o ônibus do concurso Menina Fantástica passará em Santa Isabel do Sul para recolher inscrições. O veículo ficará estacionado em frente a Escola Estadual de Santa Isabel, das 08 às 12 horas. Se alguma das inscritas se destacar, poderá participar da final regional em Porto Alegre no dia 24 de julho de 2010.
As inscrições poderão ser feitas no próprio ônibus e as interessadas em se tornarem a nova top model brasileira devem ter entre 15 e 25 anos Neste ano, garotas que já realizaram trabalhos como modelo também podem se inscrever. Além disso, a produção busca jovens que tenham o perfil para televisão, para estrelar novelas da Rede Globo.
A moda é parte integrante e representativa da diversidade e um relevante segmento a ser tratado pelas políticas públicas, como expressão das mudanças culturais periódicas nos estilos de vestimenta e nos demais detalhes da ornamentação pessoal. Deve ser entendida como o diálogo entre valores culturais locais, nacionais e internacionais e pela importância econômica de vários dos seus segmentos.
Maiores informação na Secretaria Municipal de Cultura ou pelo telefone 3262.3148.
.

SEMINÁRIO REGIONAL


A Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande,estará organizando juntamente com a FURG - no próximo dia 15 de julho, às 13h e 30min, no auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição - um Seminário Regional onde será apresentado o Edital sobre Pontos de Cultura. Na ocasião serão esclarecidas às entidades interessadas em participar do edital, todas as dúvidas quanto à redação dos projetos.
FURG Seleciona Projetos para criação de Pontos de Cultura através de editais públicos
A FURG, de acordo com os recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento de atividades culturais dos Pontos de Cultura, desde que as instituições selecionadas atendam a todas as exigências e que o projeto seja aprovado em todas as etapas, nos termos do Edital que regulamenta a seleção de propostas para compor a Rede de Pontos de Cultura da FURG.
O QUE É UM PONTO DE CULTURA?
Compreende-se que os pontos de cultura são elos entre a sociedade e o Estado, que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.
O ponto de cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades das regiões Sul e Centro Sul do Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Cultura Populares, Grupos Ético-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões artísticas, e/ou Ações Transversais.
QUEM PODE APRESENTAR PROJETOS
Entidades da sociedade, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, que explorem diferentes meios e linguagens artísticas e lúdicas, e que contribuam para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.
A entidade candidata tem que estar criada e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos 2 (dois) anos nas regiões Sul e Centro Sul do Estado do Rio Grande do Sul, tendo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, de no mínimo 1 (um) ano.
As proponentes deverão apresentar contrapartida financeira ou em serviços mensuráveis de no mínimo 20% do valor total do convênio.
Cada instituição poderá inscrever mais de um projeto, mas apenas um poderá ser selecionado.
INSCRIÇÕES
O período da inscrição é de 25 de junho a 08 de agosto de 2010.
A instituição que desejar participar da seleção, na forma do Edital, deve enviar proposta à FURG, composta pelos documentos relacionados, devidamente preenchidos e assinados pelo(s) seu(s) representante(s) legal(is).
Os modelos dos formulários com as instruções de preenchimento encontram-se anexos e também disponíveis no site www.furg.br.
Os municípios com até 100 mil habitantes só poderão ser contemplados com um Ponto de Cultura exceto quando houver remanejamento de vagas pela não classificação de projetos em outras áreas.
Os municípios com mais de 100 mil habitantes poderão ter mais de um ponto de cultura, observado o seguinte critério: a cada grupo com até 100 mil habitantes, 1 ponto de cultura. Tal limite poderá ser extrapolado, quando houver remanejamento de vagas pela não classificação de projetos em outras áreas.
Informações adicionais poderão ser obtidas através dos telefones (53) 3233-6984 / 3233-6931, dos sites www.furg.br e www.proexc.furg.br ou pelo correio eletrônico pontosdecultura@furg.br.